Episódio 9 – Pergaminho 6: eu e minhas emoções!
Eu comando minhas emoções. As marés avançam e recuam. Levanta-se e põe-se o sol. Chegam e partem os pássaros. A natureza é um ciclo de ânimos e eu como parte dela, vejo meus ânimos se elevarem e caírem. Em cada dia acordo com ânimos diferentes. Há uma roda girando constantemente em mim, da tristeza para a alegria, da exultação para a depressão, da felicidade para a melancolia. As flores mortas de hoje carregam a semente da florescência de amanhã, logo, a minha tristeza de hoje carrega a semente da alegria de novos dias!
Comando minhas emoções para deixar meu dia mais produtivo, faço minha temperatura e a transporto comigo: se carrego chuva, melancolia, escuridão e pessimismo, permito aos meus parceiros reagirem da mesma forma e serei desinteressante! Se carrego alegria, entusiasmo, claridade e riso, meus parceiros reagirão com otimismo e minha temperatura produzirá um ambiente colaborativo e transformador.
Assenhorear-me de minhas emoções é não permitir que pensamentos negativos controlem as minhas ações. Sou forte e farei que minhas ações sejam as medidas resultantes do controle e desempenho dos meus pensamentos positivos! Cantarei, se me sentir deprimido; rirei, se me sentir triste; redobrarei meu trabalho se me sentir doente; avançarei se sentir medo; erguerei minha voz, se me sentir inseguro; relembrarei meus objetivos, se me sentir insignificante.
Comandar minhas emoções é também recordar meus fracassos se me sentir exageradamente confiante; relembrar minha luta, se me sentir complacente; relembrar momentos de vergonha se me entregar à grandeza; PARAR O VENTO SE ME SENTIR COM PODER DEMAIS; relembrar momentos de fraqueza, se me sentir demasiado orgulhoso; olhar as estrelas ao sentir que minhas técnicas são inigualáveis.
Conhecendo minhas emoções, permitirei que meus parceiros extravasem, se comuniquem e sentirei grande alegria em estar com todos eles. Reconhecerei e identificarei o mistério dos ânimos da humanidade e em mim! Controlarei meu estado de espirito ao despertar-me em cada dia, assenhoreando-me de meus sentimentos positivos e controlarei o meu destino com liderança, responsabilidade e dedicação em ser continuamente um professor nota 10!
Jesus Cardoso - Licenciado Oito Tempos Rio Verde/GO.

Nenhum comentário:
Postar um comentário