Episódio 17 – O que é a Emoção
Como defini-la em uma frase? Os especialistas não têm uma definição única!
Emoção, conforme os dicionários do Dr. Google: o ato de deslocar, movimentar; agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, comoção. É uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com todos nós, provocando uma sensação agradável ou desagradável.
Na Psicologia, Emoção é um estado mental e fisiológico ligado a uma variedade de sentimentos, pensamentos e formas de agir. Por exemplo, uma emoção se manifesta de maneira subjetiva por meio dos afetos.
A palavra Emoção deriva do latim EMOVERE, em que:
E => Para fora
MOVERE => Passar
Emoção significa: mover de dentro para fora; entrar em contato. É comunicar os mais importantes estados e necessidades internos.
As Emoções são “estados” mentais e fisiológicos que provocam muitas reações motoras e glandulares, além de alterar a aprendizagem e o comportamento, podendo ser definidas como reações afetivas agudas, momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos.
Damásio (2000) define as Emoções como adaptações singulares que integram o mecanismo com o qual os organismos regulam sua sobrevivência fisiológica e social, sendo um poderoso mecanismo de aprendizagem. Elas são os sensores entre nós e as circunstâncias, entre a nossa natureza e as exigências do ambiente. A Emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como uma reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.
As emoções, com extrema importância, estão relacionadas à sobrevivência humana desde o início dos tempos. Quando, por exemplo, o homem enfrentava um animal, a capacidade de agir em frações de segundos era o que determinava ser devorado ou não. As espécies que foram capazes de agir imediatamente, se perpetuaram.
A emoção move a nossa dança e o nosso comportamento, por meio de ações afetivas, momentâneas ou duradouras, provenientes de estímulos significativos que regulam maior qualidade de vida e transformação social com poderoso mecanismo de ensino, aprendizagem, educação e autoconhecimento.
Disponível em: <https://www.cursosead.sp.senac.br/neurociencia_emocoes/03_recurso_web/>, acessado em 21/10/2021.
Jesus Cardoso - Licenciado Oito Tempos Rio Verde/GO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário