segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

SACADAS DE JESUS. Episódio 18 – Inteligência Emocional, Emoção e Sentimento.


SACADAS DE JESUS

Episódio 18 – Inteligência Emocional, Emoção e Sentimento


A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, teoria desenvolvida por Daniel Goleman (1995), redefine o que é ser inteligente, atendendo a necessidade de nossa sociedade, rica no campo tecnológico privilegiando o intelecto, e pobre nos aspectos emocionais do ser. As questões emocionais são negligenciadas e surgem variados problemas existenciais e doenças como a depressão, ansiedade, estrese, síndrome do pânico, câncer, lúpus, artrites, etc. que a medicina vem comprovando o fator emocional em suas origens.

Inteligência emocional (I.E.) é um “conceito da psicologia que designa a capacidade do ser humano em lidar com as emoções”, e que também, está diretamente ligado ao sucesso profissional, às relações interpessoais e à automotivação. Cerqueira Filho (2013), propõe em seu livro Inteligência das Emoções: I.E. “é fazer com que as pessoas aprendam a lidar com as suas emoções antes que elas gerem problemas, e torná-las FONTE DE SAÚDE”! Desenvolver a I.E. é condição imprescindível para que a vida seja mais equilibrada, harmonizada e feliz nos campos: profissional, afetivo, no casamento e nos relacionamentos familiar, interpessoal e intrapessoal.

Cerqueira Filho define: “I.E. é a capacidade de perceber os próprios sentimentos, saber lidar com eles, dominando-os quando negativos, desenvolvendo-os quando positivos, de modo a conquistar o equilíbrio emocional”. É esse equilíbrio que, conforme o autor, permite a vida mais humanizada, em que, a capacidade de autopercepção proporciona a “identificação dos sentimentos das outras pessoas e nos habilita a ser mais competentes em nossos relacionamentos interpessoais”.

Em pesquisas no Google e em lives do neurocientista Pedro Calabrez, os sentimentos são definidos como “estados e reações que o corpo expressa diante dos acontecimentos vivenciados”. Emoção e sentimento são diferentes, porém, ambos são afetos. A emoção é uma reação imediata a um estímulo; provoca reações motoras e glandulares que NÃO ENVOLVE PENSAMENTO; é INCONSCIENTE e NÃO É CONTROLADA. Quando a emoção sai do inconsciente e vai para o consciente, torna-se sentimento. O sentimento envolve alto grau de COMPONENTE COGNITIVO, de PERCEPÇÃO e AVALIAÇÃO de algo, inclusive da própria emoção. Emoção é REAÇÃO; sentimento é CONSTRUÇÃO.

Se a I.E. é tão importante, como podemos desenvolvê-la? Qual método prático para acessar e ampliar a percepção e construir nossos sentimentos e potencializá-los para conquistar equilíbrio emocional e harmonizado? Como agentes transformadores por meio da dança de salão e outras artes, como contribuir na humanização e plenitude de vida das pessoas?


Jesus Cardoso - Licenciado Oito Tempos Rio Verde/GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário